- Demon God Y
- Mensagens : 26
Data de inscrição : 28/07/2021
[REGRA — NARRAÇÃO]
Sáb Jul 31, 2021 10:46 pm
FUNÇÕES DO MESTRE/NARRADOR
Todo Mestre/Narrador precisa de, primeiramente e mais importante, BOM SENSO. Seguido de criatividade, bom humor e uma pitada de emoção. Aqui está um guia de tópicos de todas as coisas que poderão ser usadas por aqueles que conduzem nossas aventuras e missões.
• Criar ambientes imersivos, situações inusitadas, incentivar o envolvimento do jogador com seus companheiros (caso haja time ou NPC);
• É opcional, porém recomendado, que seja usado sons, imagens de lugares e NPC’s pelo Mestre para o melhor entendimento e envolvimento dos jogadores na narração;
• Sempre esclarecer ações, resultados das rolagens empregadas no texto e quaisquer técnicas usadas por NPCs nas CONSIDERAÇÕES;
• Para NPCs mais importantes como senseis, boss, Kages e personagens de grande peso na trama, sempre colocar o STATUS no final da postagem. Não é permitido postar fichas de NPC;
• O Narrador também ter bom senso para saber interpretar bem os resultados nos dados de acordo com cada circunstância;
• O Narrador tem carta branca para pedir rolagens de dados para os jogadores, somando atributos ou não. Como cada situação é diferente da outra, fica a critério do Mestre escolher um teste cabível para tal, seguindo à risca tudo que existe na ficha do personagem e as condições do cenário.
2 a 3 – Fácil. Imposta para momentos em que o personagem tem grande chance de se dar bem, mas que existem alguns fatores que possam vir a interferir e causar uma falha em sua ação.
4 a 5 – Moderada. Imposta para momentos mais tensos e que exigem compostura e atenção. As chances de interferência externa são maiores.
6 a 8 – Difícil. Imposta para cenários complicados. Ações de NPC’s, resistência a climas severos e afins. Interferências externas negativas são maiores.
8 a 10 – Extremo. Imposta para circunstâncias onde tudo conspira para dar errado. O oposto da dificuldade 2-3. Todos os fatores externos implicam em uma falha, mas que existe ainda uma fagulha de esperança.
11 a 12 – Épica. Aplicada para situações de vida ou morte. Essa dificuldade só poderá ser exigida para aqueles com nível Jounin ou superior.
• Falhas críticas serão consideradas apenas para rolagens sem atributo ou se o atributo em questão for 0. Esse tipo de falha é, em resumo: tudo que pode acontecer de ruim irá acontecer. O efeito deverá ser bem explicado e se alastrar até os turnos seguintes, afetando também outros jogadores.
• Sucessos plenos são considerados apenas para rolagens sem atributo ou se o atributo em questão for 0. Tirar 6 no dado em um teste desse tipo, deverá ser concedido um bônus narrativo de acordo com a cena. Podendo variar de informações privilegiadas a ponto extra de força de vontade (cabível para a situação).
- Exemplo: “Eu preciso muito de um sucesso para resistir ao frio, pois meus amigos dependem de mim.” O personagem em questão precisa ter essas características na personalidade para ser aceitável. Se ele for um individualista, caótico maligno, o motivo não se aplica e o uso do ponto será negado.
- Exemplo²: “Eu quero muito conseguir um sucesso, pois eu preciso ferrar com a vida do jogador x ou NPC y.” Esse exemplo de motivo não se aplicaria a um personagem com um alinhamento moral voltado para o bem.
- Os motivos para pedir ponto de força de vontade por cena para ganhar +1 nos dados, SEMPRE deve seguir o alinhamento moral, cenário e situação. Deverá ser explicado simples e claramente pelo jogador.
- O jogador deverá pedir o ponto no post de rolagem de dados, deixando o motivo explícito. O Narrador irá julgar na postagem seguinte, esclarecendo se poderá ser aceito ou não.
• Sucesso automático existe. Se o atributo do jogador for igual ou superior à dificuldade aplicada, o sucesso é automático. Só poderão acontecer em missões, quests e solos em grupo, onde outros precisarão testar também. Em situações de jogador individual, é usado apenas a narrativa.
• Seguindo a linha do tema da missão, desempenho dos jogadores, resultado de dados e afins, o Narrador poderá adicionar ou retirar DEFEITOS ou QUALIDADES na ficha do personagem. Esses defeitos e qualidades podem ser permanentes ou não.
• Criar ambientes imersivos, situações inusitadas, incentivar o envolvimento do jogador com seus companheiros (caso haja time ou NPC);
• É opcional, porém recomendado, que seja usado sons, imagens de lugares e NPC’s pelo Mestre para o melhor entendimento e envolvimento dos jogadores na narração;
• Sempre esclarecer ações, resultados das rolagens empregadas no texto e quaisquer técnicas usadas por NPCs nas CONSIDERAÇÕES;
• Para NPCs mais importantes como senseis, boss, Kages e personagens de grande peso na trama, sempre colocar o STATUS no final da postagem. Não é permitido postar fichas de NPC;
• O Narrador também ter bom senso para saber interpretar bem os resultados nos dados de acordo com cada circunstância;
• O Narrador tem carta branca para pedir rolagens de dados para os jogadores, somando atributos ou não. Como cada situação é diferente da outra, fica a critério do Mestre escolher um teste cabível para tal, seguindo à risca tudo que existe na ficha do personagem e as condições do cenário.
DIFICULDADE DOS TESTES:
2 a 3 – Fácil. Imposta para momentos em que o personagem tem grande chance de se dar bem, mas que existem alguns fatores que possam vir a interferir e causar uma falha em sua ação.
4 a 5 – Moderada. Imposta para momentos mais tensos e que exigem compostura e atenção. As chances de interferência externa são maiores.
6 a 8 – Difícil. Imposta para cenários complicados. Ações de NPC’s, resistência a climas severos e afins. Interferências externas negativas são maiores.
8 a 10 – Extremo. Imposta para circunstâncias onde tudo conspira para dar errado. O oposto da dificuldade 2-3. Todos os fatores externos implicam em uma falha, mas que existe ainda uma fagulha de esperança.
11 a 12 – Épica. Aplicada para situações de vida ou morte. Essa dificuldade só poderá ser exigida para aqueles com nível Jounin ou superior.
• Falhas críticas serão consideradas apenas para rolagens sem atributo ou se o atributo em questão for 0. Esse tipo de falha é, em resumo: tudo que pode acontecer de ruim irá acontecer. O efeito deverá ser bem explicado e se alastrar até os turnos seguintes, afetando também outros jogadores.
• Sucessos plenos são considerados apenas para rolagens sem atributo ou se o atributo em questão for 0. Tirar 6 no dado em um teste desse tipo, deverá ser concedido um bônus narrativo de acordo com a cena. Podendo variar de informações privilegiadas a ponto extra de força de vontade (cabível para a situação).
- Exemplo: “Eu preciso muito de um sucesso para resistir ao frio, pois meus amigos dependem de mim.” O personagem em questão precisa ter essas características na personalidade para ser aceitável. Se ele for um individualista, caótico maligno, o motivo não se aplica e o uso do ponto será negado.
- Exemplo²: “Eu quero muito conseguir um sucesso, pois eu preciso ferrar com a vida do jogador x ou NPC y.” Esse exemplo de motivo não se aplicaria a um personagem com um alinhamento moral voltado para o bem.
- Os motivos para pedir ponto de força de vontade por cena para ganhar +1 nos dados, SEMPRE deve seguir o alinhamento moral, cenário e situação. Deverá ser explicado simples e claramente pelo jogador.
- O jogador deverá pedir o ponto no post de rolagem de dados, deixando o motivo explícito. O Narrador irá julgar na postagem seguinte, esclarecendo se poderá ser aceito ou não.
• Sucesso automático existe. Se o atributo do jogador for igual ou superior à dificuldade aplicada, o sucesso é automático. Só poderão acontecer em missões, quests e solos em grupo, onde outros precisarão testar também. Em situações de jogador individual, é usado apenas a narrativa.
• Seguindo a linha do tema da missão, desempenho dos jogadores, resultado de dados e afins, o Narrador poderá adicionar ou retirar DEFEITOS ou QUALIDADES na ficha do personagem. Esses defeitos e qualidades podem ser permanentes ou não.
Sistema retirado e adaptado do fórum Naruto Shinobi Chronicles RPG, sendo devidamente autorizado por seus adminsitradores. Criado por Hazax e Yuzu.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|